Bacalhoada clássica

Eu sempre vejo nos programas de televisão o povo fazendo bacalhau nas festas. Então resolvi comprar e me aventurar numa receita, a qual compartilho aqui com vocês, que pode ser uma boa para a Sexta-feira Santa.

tempero1

Já aviso que este prato tem um desespero: dessalgar o peixe. Gente, leva 24 horas!!!!!!!!

Ingredientes:

– 1 quilo de bacalhau

– 4 batatas inglesas

– 2 cebolas inteiras

– 1 maço de couve

– 5 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1/2 cebola picada

– 3 tomates

– 1 folha de louro

– sal

– 2 colheres (sopa) de vinagre

– 2 ovos cozidos

– azeitonas

Modo de fazer:

O bacalhau vem salgado. Então você coloca embaixo da torneira e tenta tirar ao máximo o sal. Depois coloque em um pote com água gelada e pedras de gelo. Leve à geladeira por 12 horas (nesse tempo, faça mais gelo!). Após este período, coloque novamente os pedaços de bacalhau embaixo da torneira e já vá tirando a pele, que vai se soltando. Mergulhe novamente na água gelada com pedras de gelo e leve à geladeira por mais 12 horas. Quando retirar, pode colocar na água corrente.

Descasque as batatas e as cebolas. Cozinhe juntas e inteiras em uma panela com um pouco de sal. Em outra panela, coloque a cebola picada a fritar no azeite de oliva. Em seguida, pique os tomates em pedaços grandes (eu os cortei em 4 partes), coloque o louro, temperos verdes e, se gostar, um pouco de pimenta do reino. Tempera com sal e vinagre e deixa ferver até cozinhar bem os tomates.

Na panela onde foi cozida a batata e a cebola, coloque o bacalhau. Arrume na panela de um jeito que fique intercalado os pedaços de bacalhau com as batatas e cebola. Acrescente a couve cortada em tiras. Despeja o molho feito com o tomate por cima e deixe ferver. Pode acrescentar uma xícara de vinho branco, se quiser que o peixe fique mais saboroso. Quando o bacalhau estiver cozido, coloque em um prato e enfeite com ovos cozidos em rodelas e as azeitonas.

Essa receita vem de um livro sobre o qual já comentei aqui com vocês: era da minha avó, passou para a minha mãe e agora está comigo. É uma relíquia!

tempero1

:*

Fernanda

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s