Ovo de colher

Quem já foi nas lojas de chocolates ou supermercados, em busca de ovos de Páscoa, viu que os preços não estão dos melhores. Além disso, a data a ser comemorada é bem no início do mês e tem muita gente que ainda não vai ter recebido o salário. Por isso te mostro hoje a solução que encontrei, mais saborosa e barata: o ovo de colher.

DSCN1191

Ingredientes:

– barra de chocolate para derreter (escolha marcas conhecidas, como Garoto, Nestlé ou Lacta. Nesta época surgem nomes que nunca se viu, com preços melhores, mas o chocolate parece cheio de gordura e açúcar)

– 1 lata de leite condensado

– 1 colher (sopa) de cacau

– 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

– 1 colher (sopa) margarina sem sal

– 1/2 lata de creme de leite

– Granulado ou confeitos para enfeitar

Modo de fazer:

Pique o chocolate (uma barra de um quilo rende cerca de 10 ovos médios e alguns bombons).

DSCN1188

Coloque a metade em uma panela para microondas e leve ao micro por 30 segundos. Misture. Se não estiver derretido o chocolate, coloque por mais 30 segundos e assim sucessivamente. Mas fique atento, pois se passar do ponto o chocolate queima. Então a cada 30 segundos eu mexo com uma colher. Se vejo que está mole, logo acrescento a outra metade do chocolate que não foi pro micro. Isso se chama temperar o chocolate (misturar o produto nas duas temperaturas).

Passe com uma colher na forma de ovo. Leve a forma ao congelador por 10 minutos. O ideal é fazer mais uma camada de chocolate, conforme as instruções acima. Já tentei fazer uma camada grossa de uma vez só, mas fica quebrando nas pontas. Aí coloca no congelador por 10 minutos novamente. Depois deixe na parte de baixo da geladeira por 30 minutos (com o buraco do ovo virado pra cima).

Depois deste período, coloque em uma plataforma lisa (pode ser uma forma) o buraco do ovo virado pra baixo, para começar a descolar da forma. Aí você pode deixar por 4 a 6 horas. Quando você retirar, vai ver que estará assim:

DSCN1189

(Dá pra perceber que na ponta dos ovos está descolando?) E então, a casca está pronta.

Neste tempo de espera, você faz o brigadeiro.

Coloca em uma panela o cacau, o chocolate, o leite condensado e a margarina. Mistura tudo até dar o ponto de brigadeiro. Tira do fogo e mistura o creme de leite. Deixe esfriar bem (senão derrete o chocolate do ovo… Hahaha). Também pode fazer com branquinho, com mousse de limão ou o que sua criatividade permitir.

Depois é só rechear e decorar como quiser. Eu fiz esse com coco que está lá na primeira foto e também um coloridinho, ó:

Foto0367

 

:*

Fernanda

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s