Quiche sem glúten

Olá! Eu amo uma gordice, mas estou tentando buscar receitas mais saudáveis (precisando emagrecer…kkkk). Hoje vim apresentar para vocês um lanchinho light e, podem acreditar, delicioso!! O meu Amorzão falou que é melhor do que muito pizza! ❤

quiche sem gluten

Vi a receita na Ana Maria Braga desta quiche sem farinha de trigo, com quinoa, tomatinho, peito de peru, alho poró, queijos…

ingredientes quiche

Nunca tinha comido quinoa (desespero: o pacotinho é R$30), mas pesquisei os seus benefícios, que são vários e, decidi experimentar.

–  Rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol.

– Ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

– Rica em fibras, dá a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que “imitam” a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa. (Viram isso??? Comendo com frequência, podemos diminuir o consumo de chocolate, já que combate sintomas da TPM!!! hehe)

– Rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

– Regula o intestino; aumenta a disposição; retarda o envelhecimento; controla os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combate a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.

Convenci vocês a fazerem a receita? Então, anotem aí:

Ingredientes:

½ xícara (chá) de quinoa (80g)

1 colher (sopa) de manteiga (15g)

1 xícara (chá) de alho poró (1 unidade)

1 xícara (chá) de peito de peru defumado picado (150g)

5 ovos levemente batidos

½ xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio (90g)

½ xícara (chá) de leite (120ml)

1 xícara (chá) de muçarela ralada (100g)

½ xícara (chá) de parmesão ralado (50g)

sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe numa panela com água fervente ½ xícara (chá) de quinoa. Retire do fogo escorra e reserve. (É igual fazer arroz…hehe…tem que esperar os grãos incharem e ficarem macios)

quinoa

Numa frigideira em fogo médio com 1 colher (sopa) de manteiga, refogue 1 xícara (chá) de alho poró com 1 xícara (chá) de peito de peru defumado picado (+/- 3 minutos). Retire do fogo.

Misture bem numa tigela 5 ovos levemente batidos, a quinoa (reservada acima), ½ xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio, ½ xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de muçarela ralada, ½ xícara (chá) de parmesão ralado, o refogado de alho poró com peito de peru, sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto.

massa quiche sem gluten

Transfira a massa para uma forma redonda untada (23 cm) e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos ou até que esteja firme.

quiche pronta

Retire do forno e sirva em seguida quente ou frio. (Eu prefiro quente)

quiche e suco  obs: Até o suco é natural. 😉 Fiz de maracujá.

Bom apetite!

Bjos, Renatinha.

Anúncios

Um pensamento sobre “Quiche sem glúten

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s