Dicas Detox pré e pós carnaval

Olá, garotas! Vocês gostam de carnaval? Eu AMO!!! \o/

Neste período, quem pula carnaval precisa tomar alguns cuidados com a alimentação para aguentar todos os dias de folia. Se abusar das bebidas alcoólicas, pode não chegar inteiro na quarta-feira de cinzas. Hehe

Para ajudar quem também gosta de ser folião, a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros, orienta como é possível reforçar a alimentação para proteger o fígado nesse período. A profissional dá algumas dicas para desintoxicar e desinchar, que servem para quem quer pular o carnaval mais fininha e depois, para quem exagerou na bebida e comidas de rua (que não são nada lights) e acabou ganhando alguns quilinhos e retendo líquido.

detox

Água

Hidrate-se consumindo muita água (no mínimo, dois litros por dia). Alguns chás gelados sem açúcar, água saborizada com rodelas de laranja, limão, folhas de hortelã ou gengibre também são ótimas opções.

Frutas

Frutas ricas em água são muito indicadas. Consuma melancia, melão, maçã, pera, laranja e mexerica para repor os nutrientes perdidos com o desgaste físico por exposição ao sol.

Alimentação leve e colorida

Uma dieta desintoxicante deve ser rica em fibras, micronutrientes e água. Então, é fundamental incluir alimentos crus e frescos, sempre deixando as refeições bem coloridas e leves.

Evitar o inchaço

Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, que facilitam a perda de líquido corporal retido, como a melancia, o melão, o abacaxi, o morango, o salsão, o pepino, o tomate, a salsinha e, até mesmo, a beterraba. Quando estes alimentos são associados à ingestão de água natural, água com gás, água de coco, sucos e chás, o efeito é ainda mais rápido. É importante caprichar no consumo de água para auxiliar na diminuição dos edemas no corpo, principalmente, pernas e pés.

As fontes de magnésio também são boas opções, pois atuam em conjunto com o cálcio, auxiliando no relaxamento da musculatura e na diminuição do inchaço. Consuma figo, farelo de aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas. Também vale tofu, germe de trigo, caju, feijões e cereais integrais.

Diminua o sal

Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, em conserva e com temperos prontos.

Sono

Tenha boas noites de sono, o indicado são oito horas por noite. (obs: confesso que dormir 8 horas no carnaval é difícil…mas é bom tentar dormir algumas horinhas para ter pique para o próximo dia)

A nutricionista Cátia Medeiros indica também fazer drenagem linfática para eliminar o líquido retido e fazer atividades físicas. Além disso, ela reforça que é importante manter uma alimentação equilibrada durante todo o ano. “Incluindo hábitos saudáveis no nosso dia a dia, é possível participar dos quatro dias de folia, com foco na saúde e na disposição do corpo para não fazer feio no bloco ou na avenida!”, finaliza a Dra. Cátia Medeiros.

 

Gostaram das dicas?

Bjos, Renatinha. 😉

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s