Dicas para combater os excessos das festas de final de ano

 

Olá! Animadas para 2015? Eu estou, mas confesso que exagerei nas últimas semanas. Muita festa, churrasco, bebida, doces, aí não tem jeito, né? Agora é voltar para a rotina, inclusive na alimentação e cortar um pouco dessas delícias…rs

Recebemos algumas dicas preciosas da Andréia Manetti, nutricionista do programa de emagrecimento online, o Dieta e Saúde e compartilho com vocês!

credito Por Hacerdieta [CC0]

credito: Hacerdieta [CC0]

1- Os exageros das últimas semanas não devem ser compensados por jejum ou por restrições alimentares, pois essas ações podem levar ao excesso alimentar nas refeições seguintes. A dica é o equilíbrio e realizar mais refeições, com volumes menores.

2- Estipule horários para realizar as refeições, evitando beliscar alimentos em outros momentos. O ideal é comer sempre de três em três horas. Lembre-se que o café da manhã, o almoço e o jantar são as principais refeições e os lanches da manhã e da tarde devem fazer parte da sua rotina alimentar.

3- Dê sempre preferência aos alimentos em sua forma natural. Frutas, legumes e verduras são os alimentos mais ricos em vitaminas e minerais, por isso são nutritivos e devem ser inseridos na alimentação diária. No café da manhã, o consumo de frutas in natura com aveia, linhaça, granola ou chia, frutas desidratadas, saladas de frutas, sucos naturais, vitaminas e iogurtes com frutas são ótimas opções. No almoço e no jantar, consuma verduras e legumes, como acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa, salsão, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, entre outros de acordo com a preferência pessoal. Nos lanches intermediários é interessante o consumo sortido de oleaginosas. Por exemplo, uma unidade de castanha do Brasil, uma de castanha de caju, duas unidades de nozes, três unidades de avelã e três de amêndoas.

4- Consuma alimentos integrais, como arroz, pães, massas, biscoitos e tortas integrais em sua alimentação. As fibras aumentam a saciedade, sendo interessantes para redução das quantidades dos alimentos ingeridos.

5- Anote os alimentos que consumir. Escrever é uma maneira de ter controle sobre a alimentação, além de ser possível identificar os erros e excessos alimentares. A partir dessa anotação é possível buscar melhorias na alimentação visando uma dieta de mais qualidade.

 

Gostaram das dicas?

Eu adorei! Vamos colocar em prática, para ficarmos finas em 2015! 😉

Bjos,

Renatinha.

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