Ceia de Natal: salpicão crocante

A ceia natalina é composta, na maioria das vezes, por pratos tradicionais em outros países, como o peru e a rabanada. Mas o brasileiro incrementou este momento com o salpicão, um prato daqui. Hoje vou te ensinar a fazer um bem gostoso, crocante e quase light! Foi aprovado aqui em casa!

IMG_0407

Ingredientes:

2 batatas inglesas cozidas e picadas

2 xícaras de carne de frango cozida e picada (eu usei a coxa que, para mim, é a mais saborosa)

1 cenoura média, crua, ralada

1/2 maçã

1 colher (sopa) azeite de oliva

1 pote de iogurte natural

100 gramas de amendoim com sabor ( Tempero: escolhi de cebola e salsa, que são verdes, para fazer o pinheiro. Tem também os apimentados, que são vermelhos e dá para misturar e enfeitar como se fossem as bolinhas do pinheiro)

tempero verde de sua preferência

1 pouquinho de sal

Modo de fazer:

Cozinha a batata sem sal em uma panela. A carne de frango em outra panela com os temperos de sua preferência. Pica a maçã em pedaços pequenos, assim como a carne e a batata. Mistura a carne, a cenoura, a batata e a maçã. Misture o sal com o azeite de oliva e misture com os demais ingredientes. Coloque o iogurte natural, mexendo bem. Por fim, misture o amendoim, mas deixe alguns para a decoração. O tronco do pinheiro eu fiz com o amendoim sem casca, mas também pode ser feito com aqueles salgadinhos compridos.

Tempero: É quase light, pois exceto o amendoim, todos os ingredientes são bem equilibrados, diferente do salpicão comum que leva maionese e batata palha. O amendoim pode ser substituído por castanhas ou nozes, entretanto estes são bem mais caros. Se você gostar, o que não é meu caso, adicione uva passa e frutas cristalizadas.

:*

Fernanda

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s