Ceia de Natal – panetone recheado

Panetone é um dos pratos mais tradicionais na ceia, só perde pro peru mesmo. Mas vou te contar… eu não gosto muito! Aqueles com frutas cristalizadas, não faço nenhuma questão de comer. Os mais modernos, recheados com doce de leite e chocolate já são mais interessantes, porém, caros demais! Então… é só fazer em casa! E é isso que eu vou te contar aqui em duas receitas.

IMG_0431

 

Ingredientes do panetone 1:

– 1 caixa de leite condensado

– 3 colheres (sopa) de cacau em pó (se não tiver cacau, use chocolate em pó. NUNCA use achocolatado)

– 1 colher (sopa) margarina sem sal ou manteiga

– 1 panetone baratinho

– morangos para decorar

Modo de fazer:

Leve o leite condensado, o cacau e a margarina a uma panela e coloque no fogo. Mexa bem até ficar com o ponto de brigadeiro de colher, ou seja, bem mais mole que um brigadeiro de enrolar. Mais ou menos quando começa a desgrudar da panela.

Pegue o panetone e corte a tampa.

IMG_0422

Assim, ó… a tampa fica tipo um triângulo. Hehehe… E coloque ela ao lado do prato exatamente como você retirou, para não se perder na hora de encaixar novamente.IMG_0423

 

Retire bolinhas de miolo. Quanto mais profundas, melhor.

IMG_0426

 

Coloque o brigadeiro por cima. Naqueles lugares onde você retirou o miolo, vai penetrar o recheio, ou seja, ficar delicioso!

IMG_0428

 

Coloque a tampa novamente. Passe um pouco do brigadeiro por cima. Corte os morangos ao meio e espalhe a parte da ponta em cima. Tempero: A outra metade do morango, você pode picar e levar ao fogo com uma colher (sopa) de açúcar e meia xícara de água, até formar um doce. Este doce você pode misturar no brigadeiro que sobrou para um próximo recheio ou servir como doce mesmo. Desespero: Não convém utilizar a fruta crua no recheio, pois a probabilidade de estragar ou de ficar escorrendo o líquido natural da fruta é grande.

IMG_0430

Esta quantidade de brigadeiro rende dois ou três panetones grandes.

O segundo panetone eu tive um momento desespero: abri o armário e não tinha mais leite condensado. Mas isso não é um problema, pois eu mesmo fiz o leite condensado! É bem simples!

Ingredientes leite condensado caseiro:

– 500 ml de leite de vaca

– 200 gramas de açúcar cristal

Modo de fazer:

Leve os ingredientes ao fogo e mexe, sem parar. Em cerca de 10 minutos estará pronto. Se você quer mais cremoso, deixe um pouquinho a mais, até ficar “dourado”. Se quiser com a textura do leite condensado industrializado, uns 10 minutos já são o suficiente. 🙂

O segundo panetone eu misturei um doce de morango (que fiz com o que sobrou do panetone anterior) com o leite condensado caseiro. Mas a montagem foi um pouquinho diferente. Retirei o miolo que nem quando faz cupcake, até lá o fundo do panetone (só cuida para não furar a parte debaixo, senão vai escorrer o recheio).

IMG_0436

 

Encha com o recheio.

IMG_0438

 

Coloque a tampa e cubra. Prontinho! Você pode usar a criatividade e cobrir com coco, com balinhas, com amendoins coloridos, chocolate granulado…

IMG_0444

 

:*

Fernanda

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s