Meias de Natal – ideia e história

Hoje eu tenho uma idéia de meia de Natal pra vocês, inclusive eu queria dividir um pouco sobre as lendas de como surgiu essa ideia de ter meias e encher elas de presentinhos. No Brasil nem todas as pessoas fazem essas meinhas, mas aqui nos Estados Unidos todos fazem, e nós enchemos de besteirinhas, docinhos, coisinhas baratas e pequenas como tradição.

IMG_0883.JPG

Esse ano, a minha mãe está vindo para nos visitar aqui nos Estados Unidos, então ela também terá uma meinha… eu e o meu marido já tínhamos meinhas com as nossas letras do nosso nome, então eu resolvi criar uma pra ela parecida, e combinado. As nossas letrinhas eu comprei prontas, mas a da minha mãe eu fiz ❤

Quer ver como foi que eu fiz e o resultado?

IMG_0882.JPG

Você pode comprar dessas letrinhas de madeira (que foi o que eu fiz) ou pode também desenhar uma e recortar de uma tampa de caixa de sapato, que fica bem parecida.

Você irá precisar de:
– 1 meia colorida, ou uma meia de natal comprada
– 1 letra de inicial do nome da pessoa a quem você esta fazendo ( a letra pode ser comprada de madeira, ou qualquer outro material ou você pode desenhar e recortar de uma tampa de caixa de papelão
– 1 caneta marcadora vermelha
– 1 régua
– ½ metro de fita mimosa de ½ centímetro de espessura.

Como fazer:
Eu comecei desenhando linhas duplas na letra com a régua e caneta vermelha.
Dentro das linhas eu pintei de vermelho, e fica com as listrinhas como um doce de natal.
Como eu usei a letra de madeira, a letra tem as bordinhas que aparecem na meia, assim eu fiz uns pontinhos com a caneta e ficou poá.

Depois de pintar a letrinha, eu cortei metade da fita mimosa e amarrei um tope na ponta de cima da letra.

Agora eu tenho a letrinha pronta e tenho que prender à minha meia. Eu amarrei o outro pedaço de fita mimosa da parte de trás do meu tope, e costurei a fita embaixo da barrinha da minha meia.

E está prontinha para encher de bobagenzinhas para o Natal!

Meias de Natal

Pendurar as meias na lareira é um costume de Natal familiar. Aqueles com casas sem lareiras podem pendurar as meias de Natal nas maçanetas, janelas, escadas e outras áreas. Quando o Papai Noel chega na véspera de Natal, ele enche as meias com pequenos mimos e presentes. Embora não haja um relato definitivo que explica completamente essa tradição, várias lendas podem ajudar a ilustrar como o costume de pendurar meias de Natal surgiu.

Na primeira lenda, São Nicolau, que se acredita ser a inspiração para o Papai Noel, está viajando através de uma pequena aldeia, quando ele conhece a situação de um comerciante e suas filhas. Em uma versão popular da história, uma vez que o comerciante rico tem caído em tempos difíceis e está preocupado com o futuro de suas três filhas lindas. Incapaz de pagar dotes ~ dinheiro ou bens trazidos por uma mulher para o marido no casamento ~ para as meninas, as três jovens não têm perspectivas de casamento e podem estar sujeitas a uma vida de vergonha.

Ao saber desta situação, St. Nicholas resolveu ajudar secretamente o comerciante orgulhoso, sabendo que ele não iria aceitar uma doação direta de caridade. Montando seu majestoso cavalo branco ele passou pela casa do comerciante uma noite, St. Nicholas jogou três sacos de moedas de ouro para baixo da chaminé da casa. Os sacos cairam nas meias das meninas, que tinham pendurado na borda da lareira para secar. Quando as moedas de ouro foram descobertos na manhã seguinte, o comerciante e suas filhas se alegraram. As mulheres jovens marcaram os casamentos e todos viveram felizes para sempre. Após terem contado sobre essa propagação, as crianças começaram a pendurar suas meias perto da lareira, na esperança de que eles também fossem receber presentes de St. Nicholas.

Outra explicação para a tradição das meias de Natal podem ser encontradas no folclore holandês. Na Holanda, “Sinterklaas” chega em um navio da Espanha com o seu assistente “Zwarte Piet” ou preto Pete. Após o desembarque, eles viajavam o país com Sinterklaas em cima de seu cavalo branco nobre e Zwarte Piet montando uma mula. Crianças holandesas deixavam cenouras e feno em seus tamancos ou sapatos de madeira, para o cavalo e a mula de Sinterklaas, que por sua vez enchia os sapatos com pequenos presentes para as crianças depois que o cavalo e a mula apreciavam as guloseimas.

Os colonizadores holandeses emigraram para a América e trouxeram muitas de suas tradições com eles. Ao longo do tempo, Sinterklaas veio a ser conhecido como Santa Claus, e é bem possível que tamancos de madeira foram substituídos por meias.

De qualquer forma, o hábito de pendurar meias de Natal, com a expectativa de que será preenchido com pequenos presentes do Papai Noel, é uma tradição agora apreciada por inúmeras crianças e adultos em todo o mundo.

Essas historinhas que eu divido hoje com vocês eu peguei do website: http://www.altogetherchristmas.com/traditions/stockings.html
E agora eu tenho uma idéia de meinha pra vocês!

 

Gostaram da idéia? Dividam com a gente a idéia de vocês!

Beijos
ઇ‍ઉ.¸¸.•*¨*
Meriane

Anúncios

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s