Coringa na cozinha: purê

Eu faço comida diariamente, pois aqui em casa não comemos na rua. Só que muitas vezes vem aquela dúvida: o que eu vou fazer hoje? É difícil fazer pratos diferentes a cada dia. O dia que eu aprendi a fazer purê, foi a minha salvação. É um prato que não deixa a gente pesado depois, é gostoso e traz a cremosidade para a refeição. Vou te apresentar minhas duas versões.

IMG_0001

Parece, mas não é um prato para Halloween, ok? É apenas uma bonequinha. 😀 Fundo de purê de batata, arroz cateto, carne de panela e salada de alface e tomate.

Eu sei fazer purê de batata inglesa e de beterraba. Já tentei de cenoura, mas não consegui que ficasse mole o suficiente para ser amassada, aí não deu certo.

IMG_0004

O que eu mais gosto no purê de beterraba é o colorido que ele deixa no prato.

Ingredientes:

2 batatas inglesas grandes ou 2 beterrabas médias

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, de preferência sem sal

1 xícara de leite

1 colher (chá) sal, se for purê de batata ou 1 colher (s0bremesa) de sal, se for beterraba, pois ela é, naturalmente, mais doce

 

Modo de fazer:

Descasca a batata ou a beterraba e pica em quadrados. Coloca em uma panela com água e leva ao fogo. Ela está pronta quando se pega um pedaço do legume com o garfo e consegue amassar, aí pode desligar. Desespero: a beterraba leva mais tempo para cozinhar.

Se ainda tem água, escorre e amassa tudo. Não há a necessidade de passar na peneira, geralmente com o garfo mesmo se consegue fazer o “pré-purê”. A beterraba é a mais resistente, aí dá para passar no liquidificador ou no mixer.

Leva de novo a panela ao fogo, com o legume amassado e acrescenta a margarina, o leite e o sal. Mexe sem parar entre 5 e 10 minutos, até ficar grossinho.

Está pronto!

Rendimento: Serve bem 2 pessoas.

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Coringa na cozinha: purê

  1. Pingback: Arroz com camarão | Temperos e Desesperos

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s