Torta assada de mandioca (ou aipim, como preferir)

IMG_0308

Eu adoro mandioca, seja cozida, frita, em bolinhos, enfim. Nunca descasquei uma, é bem verdade… Sempre compro descascada e congelada. Uma embalagem rende bastante aqui em casa, então fui procurar uma forma diferente de prepará-la e encontrei esta receita que foi sucesso por aqui! O bom é que o recheio pode variar… quem quiser algo light, pode fazer com verduras e legumes, assim como pode fazer com carne. No meu caso, fiz com uma linguiça assada que havia sobrado do dia anterior e funcionou, além de não desperdiçar!

Ingredientes:

Massa

– 3 xícaras de mandioca cozida (para cozinhar, basta deixar uns 30 minutos na panela de pressão com meia colher (sopa) de sal)

– 1 colher (café) de sal

– 1 colher (café) de pimenta (eu uso a pimenta calabresa)

– 2 xícaras (chá) de leite

– 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina

– 100 gramas de queijo de sua preferência (em fatias)

Recheio

O de sua preferência. Como falei antes, dá pra fazer um cozido de vagem, cenoura, brócolis e milho verde, por exemplo, misturar com creme de leite ou creme de queijo. Dá para fazer um molho de carne. Eu apenas piquei uma linguiça assada que havia sobrado do dia anterior.

Modo de fazer

Liga o forno (para já estar aquecido na hora certa). Pique e amasse a mandioca (pode passar no mixer, que é mais fácil). Em uma panela coloque o leite, a manteiga, a mandioca, o sal e a pimenta. Mistura bem até parecer um purê. Unta um refratário com margarina e coloca metade do purê ali. Depois coloque o recheio e a outra camada do purê de mandioca. Em cima coloque as fatias inteiras do queijo, até cobrir todo o prato. Deixe por 20 minutos no forno. A receita dizia na regulagem média, mas eu usei no alto e deu super certo.

Desespero: não teve, acredita?!

:*

Fernanda

Anúncios

2 pensamentos sobre “Torta assada de mandioca (ou aipim, como preferir)

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s