Brincando de casinha

Cuidar da casa pode ser algo chato, mas não se transformarmos isso em algo divertido. A ideia desta editoria do blog é dividir as nossas experiências, descobertas e dicas, desde um produto que facilitou a nossa vida ou outro que enfeitou a nossa cozinha e a deixou mais alegre, até tendências de decoração.

No mês passado, estive na Morar Mais por Menos – o chique que cabe no bolso, em Belo Horizonte. A mostra foi criada no Rio de Janeiro, em 2004, com o objetivo de propor soluções sofisticadas e modernas, porém acessíveis ao bolso dos brasileiros. Além do Rio e BH, o evento passa por outras cidades, como Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Vitória, São Paulo, São Luiz e Porto Alegre. A próxima será em Brasília, entre os dias 06 de novembro e 14 de dezembro.

casa de boneca - credito Gustavo Xavier                             crédito: Gustavo Xavier

Vou aproveitar este espaço para dividir com vocês um pouco dos diversos ambientes e ideias que me encantaram na mostra. O primeiro tem tudo a ver com o nome da nossa seção: é a casa de boneca!

Eu sou uma criançona, adora assistir desenho animado, amo rosa, então não tem como esse mundo lúdico não me fascinar. O que achei super bacana desse espaço é que ele lembrou as brincadeiras de menina da minha época: brincar de boneca, casinha, comidinha, nada de videogame ou computador. E esta foi justamente a proposta idealizada por Janaina Naves e Patrícia Nassif, da Integgra Design de Interiores e Arquitetura, criadoras do projeto. “A ideia é deixar para segundo plano os jogos eletrônicos, a internet e a televisão. Ou seja, que as brincadeiras dentro da Casa de Boneca resgate as atividades em grupos onde elas possam interagir com outras crianças e soltar a imaginação”, declara Janaina.

Antes de ser transformado em uma casa de boneca, o ambiente era um canil. As designers contam que o objetivo é mostrar para os pais que com um pouco de criatividade e boa vontade qualquer cantinho como um antigo canil, pode ser transformado em um ambiente para brincar. Os pais ainda podem convocar as crianças para ajudar na construção desse lugar e ainda se divertirem juntos.

antes e depois

Sustentabilidade

A sustentabilidade está presente no ambiente. Janaina diz que aplicar a sustentabilidade é um princípio básico para todos os designers, principalmente em projetos infantis, onde a criança aprende a importância da reutilização de materiais, da reciclagem.

Os móveis da mini cozinha foram confeccionados por Janaina Naves e Patrícia Nassif, com caixas de papelão descartadas por lojas de eletrodomésticos, retalhos descartados por uma fábrica de tecidos, tampinhas de caixas de leite e CDs velhos.

fogao de papelao

O teto foi feito com manta acrílica de almofadas doadas, para dar a ilusão de pedacinho do céu. As luminárias de nuvem, foram feitas com luminárias de papel e manta acrílica.

luminaria de nuvem

A cabaninha, que é um dossel de bebê, doado por uma mãe que o seu bebê já havia crescido, foi customizada com fitas, flores e pássaros de crochê.

10616474_534647149968364_535704844748477720_n (1)

Caixas de feira foram usadas para guardar os brinquedos. As designers envernizaram e colocaram rodízios para melhor locomoção.

caixas de madeira

As peças em crochê foram feitas pelas artesãs Nádia Lopes e Virginia Oliveira. Olhem que fofura esse bolo!!!

bolo de croche

Todo o mobiliário infantil utilizado foi da linha Angel da Tok&Stok, que reforçou o conceito e a inspiração “Nossa Casa de Boneca é um pedacinho do céu”.

mobiliario Tok & Stok

Gostaram da casa de boneca? ❤

Bjos, Renatinha. 😉

Anúncios

5 pensamentos sobre “Brincando de casinha

  1. Pingback: Cores e customização | Temperos e Desesperos

  2. Pingback: Espaço de convivência | Temperos e Desesperos

Deixe aqui seu tempero (ou desespero).

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s